#BAHIA | Em Maracás, barreiras sanitárias monitoram e distribuem marmitas aos caminhoneiros

Solidariedade aos caminhoneiros na cidade de Maracás-BA, contra a “Peste da China”, mobiliza servidores sanitários, com informações sobre o Covid-19, como prevenir e distribuição de marmitas.

Por Sandro de Moura | Em tempo de crises diversos sentimentos afloram por toda parte. Aqui registramos a solidariedade do município de Maracás (Bahia), aos caminhoneiros. Nas duas barreiras sanitárias instaladas na entrada e saída da cidade, agentes monitoram para saber quem chega para ficar ou, simplesmente, de passagem.

Controle dos que ficam

Se o viajante pretende permanecer em Maracás (BA), será entregue uma ficha de identificação, com nome completo, telefone para contato, endereço do destino e, ainda, passa por uma avaliação clínica (verificação da temperatura, avaliação sobre sintomas de gripe e demais procedimentos médicos). Após o cadastro o ‘ficante’ é convidado a ficar em quarentena na residência de destino. A equipe de saúde do município ficará encarregada de monitorar o paciente.

Solidariedade aos caminhoneiros

Embaixo da tenda do atendimento – barreira sanitária – duas grandes caixas despertou atenção da nossa equipe, perguntamos sobre as caixas, a agente respondeu que estavam oferecendo marmitas para os caminhoneiros que passasse por ali.

A funcionária justificou que a maioria dos restaurantes estava fechado, e para aliviar o sufoco dos caminhoneiros, ofereciam gratuitamente a refeição.

A equipe de reportagem do Brasil Nordeste ganhou duas marmitas, bem servidas, contendo feijão-verde, arroz, carne assada, linguiça e um pedaço de lasanha de frango. Estava realmente uma delícia.

Saímos de Maracás (BA) e, poucos quilômetros depois, devoramos as marmitas doadas embaixo de uma frondosa árvore a beira da rodovia. Sentimos literalmente, no estômago, a felicidade dos caminhoneiros.

Sobre a cidade

Maracás é situado na Mesorregião do Centro-Sul baiano. O município possui 24.615 habitantes, destes, cerca de 38% vive na zona rural. O Prefeito da cidade é o Sr. Uílson Venâncio Gomes de Novaes, conhecido como SoYa (PDT).

Imagens e vídeo: Thiago Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *