Câmara Municipal do Rio aprova projeto que inclui psicólogo na equipe técnica pedagógica das Coordenadorias Regionais de Educação – (Projeto de lei 1863/2016)
Na última terça-feira (11/08) a Câmara do Rio de Janeiro aprovou um projeto que inclui no quadro da Secretaria Municipal de Educação a figura do psicólogo escolar/educacional na equipe técnica pedagógica das Coordenadorias Regionais de Educação.

O projeto tem como justificativa a necessidade de incorporar a figura do psicólogo educacional na equipe técnica pedagógica das unidades escolares com a finalidade de promover, paralelo ao ensino, um acompanhamento global do aluno através de uma orientação profissional mais diretiva e vocacional.
O crescimento da violência escolar, principalmente com o bullying, também foi destacado no projeto reconhecendo a necessidade da intermediação de um profissional apto para realizar trabalhos de prevenção e enfrentamento a esses tipos de agressões, ajudando a escola a construir espaços e relações mais saudáveis.
Para além da necessidade de encarar as escolas públicas com outro paradigma, o autor do projeto, vereador Marcelino D’Almeida (Progressistas), acredita que nesse momento de pandemia as crianças precisam do profissional de psicologia nas escolas, sobretudo, para quando puderem retornar às aulas.
No geral, essa proposição tem como objetivo adequar o ambiente escolar aos momentos atuais, visando garantir as condições psicológicas e pedagógicas necessárias para acompanhamento e aprendizagem dos estudantes.
Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: SME_carioca