Rio de Janeiro prorroga fase 5 de flexibilização por mais 15 dias

A prefeitura do Rio de Janeiro prorrogou a fase 5 de flexibilização na retomada gradual das atividades na cidade por mais 15 dias, adiando a reabertura de teatros, cinemas e casas de eventos. A decisão foi tomada para melhor observação dos indicadores referentes ao combate da Covid-19.
Mesmo com o panorama favorável para avançar de fase, o Comitê Científico decidiu prorrogar essa etapa da flexibilização para monitorar o impacto da reabertura de setores que estavam autorizados a funcionar desde o início do mês e que só agora retomaram as atividades – como é o caso dos pontos turísticos que voltaram a receber visitantes no sábado (15/08).
O anúncio da desmobilização dos hospitais de campanha, por parte do governo estadual, também influenciou a tomada de decisão do conselho científico que auxilia a prefeitura – que tem como base os indicadores da velocidade da curva de contágio, ocupação de leitos e a queda no número de óbitos.
Vale ressaltar que a fase 5 teve início no começo de agosto e que as medidas para retomada gradual das atividades estão sujeitas a alterações e a reavaliação do Comitê Científico. O que está permitido Banho de mar liberado nas praias, mas com permanência na areia proibida; Ambulantes podem trabalhar nas praias, praças e parques das 7 às 18 horas – estando liberada somente a comercialização de produtos industrializados, mas sem a permissão para aluguel de cadeiras e barracas ou venda de bebidas alcoólicas; Funcionamento dos shoppings a partir das 10 h – mantendo o horário de fechamento às 22 horas -, sob as medidas restritivas imposta nas fases anteriores de capacidade de público (2/3) e distanciamento entres as pessoas (2 metros); Funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes estão liberados para atender o público até 1h da madrugada (antes 23 horas), permanecendo vedado o sistema de self-service e música ao vivo; Escolinhas de treinamento, assim como atividades físicas no calçadão e esportes aquáticos, estão liberadas de segunda a sexta-feira – com restrição para esportes coletivos; Pontos turísticos podem funcionar com capacidade de público limitada em 50%.

Lanchonetes, bares e restaurates do Rio de Janeiro reabrem hoje(2) com restrição de horário, lotação e distância entre mesas.

Cleber Araujo – Jornalista/RJ
Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *