Governo do Rio autoriza retorno das aulas presenciais

O Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assinou um decreto que permite a flexibilização para retomada das aulas presenciais no Estado Fluminense. Conforme as normas publicadas em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (19/08), a previsão de retorno para a rede de ensino privada será a partir do dia 14 de setembro, enquanto a volta das unidades públicas, inclusive de ensino superior, está prevista para o dia 05 de outubro.

O retorno presencial está liberado apenas para regiões que mantiverem o baixo risco de contaminação da Covid-19 (bandeira amarela) por, no mínimo, duas semanas seguidas antes da data prevista para abertura das unidades de ensino. Para a secretária extraordinária de Covid, Flávia Barbosa, o cenário epidemiológico no estado é bastante favorável para flexibilização gradual das atividades escolares, tomando como referência o controle de risco da doença que, segundo ela, encontra-se baixo.

As medidas adotadas para o retorno presencial das aulas serão regulamentadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnológica e Inovação (SECTI). A primeira determinação anunciada pelo secretário de educação, Pedro Fernandes, é que as instituições funcionarão com 1/3 de sua capacidade “pela orientação da saúde”. Pedro também ressaltou que os profissionais que estão no grupo de risco continuarão preservados, realizando trabalho remoto.

Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: SEEDUC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *