Polícia Federal faz operação para evitar consolidação do PCC no Estado do Rio de Janeiro


A Polícia Federal deflagrou na manhã dessa terça-feira (25/08) a Operação Expurgo na tentativa de frustrar os planos de expansão territorial do PCC (Primeiro Comando da Capital) no Estado do Rio de Janeiro. Os mandados expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Bangu/RJ foram cumpridos em seis estados da federação – RJ, SP, PE, MG, PA e MS -, sendo 27 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão.

A operação resulta de investigações iniciadas em dezembro de 2018, que revelaram a articulação de chefes do PCC para aumentar a influência da organização criminosa no Rio de Janeiro, inclusive, contando com a parceria de facções atuantes no Estado.

As diligências identificaram que a “gestão criminosa” era desempenhada de dentro dos presídios estaduais, de onde, mesmo presos, os líderes replicavam as decisões da cúpula da organização, fazendo uso de aplicativos para realização de debates e definição das atividades diárias.

Os presos serão autuados como integrantes de organização criminosa e, também, por crimes de tráfico de armas e drogas – além de outras condutas ilícitas, eventualmente, identificadas no decorrer das investigações.

Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: Ascom PF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *