PF cumpre mandados de busca e apreensão para apurar suspeita de desvio de recursos da saúde em Japeri (RJ)

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (6) a Operação Apneuse, com objetivo de apurar irregularidades na compra de equipamentos destinados ao combate da Covid-19 no município de Japeri, no Estado do Rio de Janeiro. A ação, em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU), consiste no cumprimento de 5 mandados de busca e apreensão abrangendo três municípios da região metropolitana, também conhecida como Grande Rio: Japeri, Nova Iguaçu e Nilópolis.

Na investigação foram encontrados indícios de irregularidades contratuais na Secretaria Municipal de Saúde que adquiriu 10 respiradores pulmonares fabricados nos anos de 1980 e 1990, sem certificado junto à ANVISA desde o ano 2000. Além da efetivação da compra por preço superior aos praticados no mercado, o fato desses aparelhos serem considerados obsoletos também configura uma situação de prejuízo aos cofres públicos.

Também foi apurada a ocorrência de sobrepreço de 210.317,50 na compra de 50 bombas infusoras – quando foram investidos 1,8 milhão para aquisição de 20 monitores cardíacos, 5,6 mil equipos (enterais, paraenterais e fotossensíveis) e as bombas infusoras superfaturadas.

A suspeita levanta pela investigação aponta para atuação articulada de agentes públicos e a empresa contratada para o fornecimento dos equipamentos.

Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: arquivo PF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *