TSE prepara série de reportagens com dicas para os eleitores votarem em segurança


Diante do desafio de organizar as Eleições 2020 durante a pandemia de Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu uma parceria com as principais instituições sanitárias do país para orientar os eleitores sobre os cuidados necessários que deverão ser adotados no dia da votação. Para melhor informar a população o TSE preparou uma série de reportagens com dicas para os eleitores acerca do tema.

A primeira orientação é referente ao uso da máscara facial, que será obrigatório. Conforme recomendação das instituições sanitárias, o TSE enfatiza a necessidade do uso da máscara não apenas para votação, mas como uma medida rotineira para evitar a propagação do novo coronavírus.

Para identificação na seção, é preciso apresentar um documento oficial com foto da seguinte maneira: mostrar o documento esticando o braço em direção ao mesário, que verificará os dados de identificação a distância. Em caso de dúvida, o mesário poderá solicitar ao eleitor para dar dois passos atrás e baixar a máscara para reconhecimento facial, evitando se comunicar por esse tempo.

Qualquer outra atividade que exija a retirada da máscara está proibida no local de votação – como se alimentar ou beber -, compreendendo a permanência na seção apenas o tempo suficiente para identificação e digitação do voto. Outra sugestão válida é que se faça uso da caneta pessoal na hora de assinar o caderno de votação.

Os eleitores serão orientados a higienizar as mãos com álcool gel antes e depois de votar. Para além dessas recomendações, o TSE orienta comparecer ao local de votação sozinho, evitando levar crianças ou qualquer outro acompanhante caso seja possível.

Importante seguir as regras estabelecidas pelo TSE tanto para diminuir o risco de propagação da Covid-19, como também para respeitar e não criar transtornos para as pessoas que estarão trabalhando voluntariamente durante as eleições. No mais, é escolher com consciência e responsabilidade os candidatos.

Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: arquivo TSE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *