Governo do Rio determina aprovação automática para alunos da rede estadual de ensino


A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) estabeleceu as novas diretrizes referentes às modalidades do ensino fundamental e médio da rede estadual para conclusão do atual ano letivo. De acordo com a resolução publicada no diário oficial desta quarta-feira (14/10), o ano de 2020 constará como bloco único de ensino, chamado de “Ciclo de Aprendizagem”, que teve início em fevereiro e terminará no dia 22 de dezembro. Ou seja, diferente dos outros anos, não estará dividido em quatro bimestres.

Outra determinação importante que consta na resolução é referente ao processo avaliativo que, em caráter excepcional, adotará o sistema de aprovação automática. Em vez das tradicionais avaliações bimestrais, os alunos serão avaliados por apenas uma nota por matéria que considerará todas as atividades realizadas durante o Ciclo de Aprendizagem.

– Os professores terão autonomia para avaliar seus alunos, levando em consideração tudo o que o jovem estudou e teve acesso em 2020. Mas, em um ano atípico como esse, não há possibilidade de reprovação. Em 2021, com o retorno total das aulas presenciais, será feito um diagnóstico com cada aluno, para que seja possível estabelecer um itinerário pedagógico e corrigir o déficit nas disciplinas principais – afirmou o secretário de educação, Comte Bittencourt.

Visando diminuir o número de evasão, as unidades escolares deverão monitorar a participação dos alunos no ensino remoto e presencial, com atenção redobrada aos estudantes em situação de potencial abandono. A proposta é reestabelecer vínculo com os alunos que não frequentaram a escola no início do ano letivo, não tiveram acesso ao ensino remoto e/ou não retornaram as atividades presenciais.

A previsão para 2021 é colocar em prática o chamado “Continuun Escolar”, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, oferecendo atividades extras para dar conta do que foi perdido durante a pandemia de Covid-19. A Seeduc também está preparando uma opção de reforço para os alunos que estão terminando o ensino médio regular ou o IV Módulo da Educação de Jovens e Adultos.

As aulas para o 3º ano do ensino médio da rede estadual serão retomadas no dia 19 de outubro, na próxima segunda-feira, enquanto as turmas do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio não retornarão esse ano. O governo irá concentrar os esforços para retomada das atividades presenciais priorizando os alunos que vão fazer a prova do Enem, sem descartar a opção do ensino remoto para aqueles que precisarem permanecer em casa.

Cleber Araujo – jornalista /RJ
Foto: Amanda Perobelli / REUTERS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *