Polícia Federal realiza operação em São Luís do Maranhão para combater irregularidades contratuais na área da saúde


A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), realizou na última sexta-feira (30/10) a Operação Oficina Desmascarada para desarticular a prática de irregularidades contratuais em São Luís (MA) para aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados para o combate da Covid-19.

As investigações iniciadas com a CGU apontam que a Secretaria de Saúde de São Luís (SEMUS) contratou por dispensa de licitação e em caráter emergencial duas empresas, que não apresentavam capacidade-técnica operacional, para o fornecimento de máscaras e aventais cirúrgicos descartáveis. Os auditores constataram que a compra dos equipamentos foi efetivada com superfaturamento em cerca de 140% acima do valor do mercado, gerando um prejuízo de pelo menos R$ 1.040.000,00.

A operação deflagrada teve como objetivo cumprir 2 mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão em São Luís (MA) e Paço do Lumiar (MA). As empresas investigadas foram proibidas de serem contratadas por entes públicos, com determinação para o bloqueio de bens e a quebra do sigilo bancário, fiscal e telemático de todos os envolvidos – além, do afastamento dos servidores que facilitaram a prática de tais irregularidades.

O modus operandi utilizado pelos criminosos é o mesmo descoberto pela Operação Cobiça Fatal, deflagrada em junho, que desviava recursos da SEMUS, destinados para combater a epidemia causada pelo novo coronavírus, através de fraudes contratuais. Esse tipo de crime não é recorrente apenas em São Luís, mas é um mal a ser combatido em todo o país.

Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: Arquivo CGU
Fonte: Agência FNI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *