Eleições 2020: das 9 capitais nordestinas apenas duas elegeram seus mandatários no primeiro


No domingo celebramos a Proclamação da República exercendo o direito de sufrágio, que garante a soberania popular para elegermos os representantes que atuarão politicamente em nome da sociedade. Muitas mudanças aconteceram desde a destituição da monarquia até chegarmos ao direito do voto universal, tal qual, temos hoje. E muitas outras mudanças ainda acontecerão para adaptar o regime democrático a dinâmica social do mundo contemporâneo.

No entanto, as alterações para realização das eleições nesse ano tiveram como causa principal a pandemia causada pelo novo coronavírus, adaptando normas de segurança sanitária ao pleito eleitoral. E foi em meio a uma situação sem precedentes que o povo compareceu as urnas para fazer valer o seu direito, tendo em mãos, mais uma vez, a escolha dos representantes municipais. Claro, para muitas cidades a votação desse final de semana foi apenas a primeira etapa das eleições 2020, pois precisarão definir as eleições no segundo turno, como prever a lei para municípios com mais de 200 mil habitantes em que nenhum candidato alcançou o percentual acima de 50% dos votos válidos.

Nas capitais nordestinas apenas dois municípios tiveram o resultado definido já nesse domingo. Como esperado, em salvador, Bahia, o sucessor de ACM Neto, Bruno Reis, consolidou a vitória do DEM com percentual de 64,20% – sem passar nenhum susto durante toda campanha. Também no Rio Grande do Norte, a cidade de Natal conheceu ontem mesmo o seu novo prefeito, Álvaro dias (PSDB), que foi eleito com 56,58% dos votos.

Nas demais capitais do nordeste os munícipes conhecerão o chefe do poder executivo apenas no próximo dia 29, que é a data prevista para votação do 2º turno. São apenas mais duas semanas para avaliar ou rever as propostas dos candidatos que seguem na disputa pela prefeitura das respectivas cidades:

Maceió (Alagoas)
Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) x JHC (PSB)
Fortaleza (Ceará)
Sarto (PDT) x Capitão Wagner (Pros)
São Luiz (Maranhão)
Eduardo Braide (Podemos) x Duarte (Republicanos)
João Pessoal (Paraíba)
Cícero Lucena (PP) x Nilvan Ferreira (MDB)
Recife (Pernambuco)
João Campos (PSB) x Marilia Arraes (PT)
Teresina (Piauí)
Dr. Pessoa (MDB) x Kleber Montezuma (PSDB)
Aracaju (Sergipe)
Edvaldo (PDT) x Delegada Danielle (Cidadania)

Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Fonte: Agência FNI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *