PF prende vereador reeleito no Rio Grande do Norte em operação que investiga organização especializada em contrabando de cigarros

Na quarta-feira (18) a Polícia Federal deflagrou a 2ª fase da Operação Smoke Route, denominada Entreposto, que investiga uma organização criminosa especializada em contrabando de cigarros com atuação no Rio Grande do Norte.

A ação contou com participação de pelo menos 25 agentes federais que cumpriram 4 mandados de prisão preventiva e 4 mandados de busca e apreensão nas cidades de Mossoró e Serrinha dos Pintos. Também foi determinado o sequestro judicial sobre os valores depositados em contas bancárias dos investigados.


Entre os detidos está um vereador que conseguiu se reeleger no último pleito como terceiro parlamentar mais votado pelo município de Serrinha dos Pintos, com 322 votos. O parlamentar em questão é Macio Ferreira de Aquino, conhecido como Pato
Choco (PSDB), que em maio desse ano já havia sido preso em flagrante pelo mesmo tipo de crime. Na ocasião, a Polícia Civil encontrou nas propriedades do vereador 20 caixas de cigarros contrabandeados, avaliadas em mais de 40 mil reais.

A investigação conduzida pela PF aponta para a existência de uma organização criminosa bem estruturada que, através do transporte naval de cigarros com origem no Suriname, internaliza marcas da China, Indonésia e Paraguai de forma clandestina
em pontos da costa potiguar, tendo em Mossoró um importante entreposto para posteriormente distribuir para outros estados.


Conforme a imputação dos crimes, os suspeitos poderão responder por contrabando qualificado e organização criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar 13 anos de prisão.


Jornalista: Cleber Araujo


Redator chefe: Sandro de Moura


Foto: arquivo PF


Fonte: Agência FNI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *