Governo de Pernambuco lança programa para atender em domicílio usuários que dependem de medicamentos da Farmácia do Estado
O Governo de Pernambuco lançou na quarta-feira o programa Remédio em Casa com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde aos medicamentos dispensados pela unidade metropolitana da Farmácia de Pernambuco – priorizando oito grupos de pacientes para receber em domicílio os remédios que necessitam. O programa, que resulta de uma experiência piloto realizada durante a pandemia da Covid-19, estima atender 11 mil residentes da Região Metropolitana do Recife, com serviço de entrega de segunda a sexta-feira mediante ao agendamento prévio.
Segundo o secretário estadual de saúde, André Longo, as estratégias adotadas foram pensadas para contemplar “boa parte das doenças mais graves” e o maior volume de usuários cadastrados no sistema de saúde – correlacionando com os grupos de risco para a Covid-19. A partir dessa demanda, foram incorporados aos grupos prioritários 9 mil pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma, Parkinson, Alzheimer, Lúpus, transplantados, com Síndrome Congênita do Zika/microcefalia e transtorno psíquico.
A Farmácia do Estado também disponibilizará atendimento em domicílio para outros dois mil usuários com idade acima de 65 anos e com dificuldade de locomoção – totalizando 11 mil atendimentos. O quantitativo da medicação poderá ser dispensado para até dois meses, dependendo dos estoques e da conduta medicamentosa indicada pelos médicos.
O investimento para implementação da primeira etapa do Remédio em Casa custará R$ 1,1 milhão por ano. A expectativa do governador Paulo Câmara é ampliar o programa para todo o estado a fim de melhorar o atendimento e a saúde dos pernambucanos.
Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: Governo do Estado de Pernambuco
Editor chefe: Sandro de Moura
Fonte: Agência FNI