Simulado de derramamento de óleo no mar é realizado no Porto do Pecém


Estar pronto para possíveis emergências é uma premissa indispensável para grandes empresas como o Complexo do Pecém. Para que possamos estar sempre preparados a atuar de forma assertiva nessas situações, realizamos periodicamente simulados de resposta a emergências, como o que foi realizado nesta e na semana passada, no berço 6 do Porto do Pecém.

A ação simulou um derramamento de óleo no mar proveniente do abalroamento (termo náutico que significa colisão) durante a atracação no berço. “Avaliamos o tempo de resposta das ações, comunicação entre os setores envolvidos, pontos fortes e fracos de cada etapa do plano e testamos os materiais que serão utilizados em situações reais”, afirma Ieda Passos, Gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho no Complexo do Pecém.

Os planos são validados pelo IBAMA e também envolvem alguns prestadores de serviços diversos, como a empresa OceanPact, especializada no gerenciamento e resposta a emergência em áreas costeiras e offshore.

Para a gerente, o resultado do simulado foi bastante positivo. “Buscamos sempre conter essa emergência no menor tempo possível, sempre visando preservar vidas e reduzir os impactos ao meio ambiente. A partir desse último simulado e das demais ações que realizamos, podemos afirmar que o Complexo do Pecém está cada dia mais preparado para esse tipo de situação”, encerra.

Além dos simulados realizados com frequência, o cronograma anual de segurança do trabalho e meio ambiente contempla treinamentos teóricos e práticos, sempre com foco na atualização e capacitação sobre procedimentos.

Fonte: Governo CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *