Paraíba identifica primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil



A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), juntamente com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacem-PB), identificou o primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil. A paciente é uma mulher de 37 anos que colheu amostras para análises em junho e outubro, mediante aos sintomas leves da doença, tendo diagnosticado em ambas as situações o resultado positivo para infecção de Covid-19.

Pelo fato da paciente ser uma profissional de saúde residente no Rio grande do Norte que trabalha na Paraíba, o resultado divulgado na quarta-feira não foi incluso entre os casos registrados no estado, conforme informou o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros.

Mas a partir dessa confirmação, no mês de outubro, a Secretaria de Saúde do Estado fortaleceu seus processos de vigilância com base nas diretrizes do Ministério da Saúde que orienta sobre os critérios de definição de casos com suspeita de reinfecção pelo SARS COV-2. Até o momento são 16 investigações em processo, das quais oito foram enviadas para Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro – que é referência nacional para esse tipo de análise.

Para o secretário Geraldo Medeiros, essas investigações epidemiológicas darão suporte a estudos e tomadas de decisões de interesse da saúde pública. No entanto, a possibilidade d reinfecção também intensifica a preocupação da sociedade que acreditava que ficaria imune aos riscos causados pelo novo coronavírus ao superar a doença. Em suma, esse acontecimento
reforça a importância para o Brasil despolitizar o processo de aquisição de vacinas para iniciar o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.


Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: Peter Ilicciev/FIOCRUZ
Editor chefe: Sandro de Moura
Fonte: Agência FNI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *