Seinfra recebe propostas para construção do terminal de passageiros do novo Aeroporto Regional de Sobral


Está marcado para a próxima quinta-feira (17) o recebimento das propostas da concorrência pública, do tipo menor preço, para a construção do terminal de passageiros e serviços complementares do novo Aeroporto Regional de Sobral, na Zona Norte do Estado. As empresas interessadas em participar do processo licitatório devem entregar a documentação, durante sessão pública marcada para às 9h30, na Comissão Central de Licitações da Procuradoria Geral do Estado do Ceará (PGE). O valor estimado da obra é de R$ 16.871.966,31.

Após a análise das propostas e a divulgação da empresa vencedora da licitação, as obras do Novo Aeroporto avançarão com essa nova frente de serviços. “A contratação do Terminal de Passageiros é mais um decisivo passo na direção da concretização desse empreendimento que vai colocar Sobral em um novo patamar de desenvolvimento econômico e social, trazendo, também, possibilidades de uma revolução urbana, na área de influência do atual aeroporto. Na atual conjuntura, importante também lembrar a geração de empregos, cerca de 180, diretos, durante a obra – é priorizada a mão de obra local. Desta forma, beneficiamos a população da região com geração de emprego e renda, abastecendo a economia da cidade e adjacências”, ressalta o Secretário da Infraestrutura do Estado, Lucio Gomes.

Fase em execução

No momento, a obra do novo equipamento está na primeira fase de execução, que corresponde à implantação da pista e do acesso do novo aeródromo. Os serviços de terraplanagem estão em andamento na área, que possui 143 hectares e fica localizada a 13 quilômetros da Av. Perimetral de Sobral. O investimento é de R$ 40.859.881,58.

Sobre o projeto

O Novo Aeroporto Regional de Sobral vai contar com pista de pouso e decolagem de 1.800m x 30m, com capacidade para receber aeronaves de porte médio, tais como Boeing B737-800, Airbus A319, Embraer EMB 190/135/120 e ATR 52/72. O novo equipamento contará também com acesso de 2,7 km, pistas de rolamento, pátio de aeronaves, taxiamento, balizamento noturno e SESCINC (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio), além de terminal de passageiros. Para concluir o projeto, será realizada ainda uma terceira licitação, que contemplará a aquisição de mobiliários e equipamentos. A previsão para conclusão dos serviços é o início de 2022.

Fonte: Governo CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *