Paraíba registra crescimento no varejo pelo quarto mês consecutivo


O Mercado varejista da Paraíba registrou crescimento de 10,6% em outubro sobre o mesmo período do ano passado, conforme divulgado pela pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o quarto mês consecutivo de expansão do volume de vendas do varejo do estado, inclusive, com alta no mês de outubro sobre setembro de 2,3%, acima da média nacional que foi de 0,9%.

O acumulado do varejo paraibano entre os meses de janeiro e outubro zerou as perdas das vendas de 2019 com saldo positivo de 4,1%. Esse é o sexto melhor resultado do país no período citado, estando avaliado como um dos três estados nordestinos que apresentou alta em relação ao ano anterior – ao lado do Maranhão (6,9%) e Piauí (4,8%).

O gerente de pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, recomenda cuidado ao analisar esse resultado como uma retomada da aceleração do mercado, quando pode apenas representar um folego da economia. Ainda segundo Cristiano, a renda extra do Auxilio Emergencial foi um dos fatores que influenciou o atual desempenho do comércio, juntamente com a oferta maior de crédito e os juros mais baixos.

Cleber Araujo – jornalista/R
Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Editor chefe: Sandro de Moura
Fonte: Agência FNI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *