Martír Silva é a nova coordenadora de igualdade racial


A advogada Martír Silva é a nova coordenadora especial de políticas públicas para igualdade racial da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (Ceppir/SPS). Ela assume a Coordenadoria que até então era gerida pela assistente social e professora universitária Zelma Madeira, agora assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais.

A titular da SPS, Socorro França, destaca a importância da escolha de uma mulher negra para continuar à frente da pasta. “As mulheres negras estão na base da pirâmide social. Transformar a sociedade e seguir na busca por justiça social passa por essa compreensão. É mexendo nas estruturas dessa sociedade que, um dia, teremos igualdade”, aponta.

Para Martír, o convite foi aceito com muita alegria. “O Ceará tem dado mostras de avanço significativo no debate racial, sobretudo pela institucionalização dessa matéria pelo Governo do Estado. É também um grande desafio dar continuidade ao trabalho da professora Zelma, que desenvolveu ações importantíssimas e tem grande capacidade de interlocução”, observa. Ela destaca que o debate racial transpõe a negritude e perpassa os vários grupos étnicos que lutam por reconhecimento.

Martír Silva é advogada e mestre em Políticas Públicas, coordenou a Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Regional de Serviço Social e da Secretaria de Cultura do Estado. Foi assessora parlamentar, é professora dos cursos de Direito e Serviço Social das Faculdades Cearenses. Atua nos movimentos de mulheres, antirracistas, e em Defesa do Estado Democrático de Direito.

Fonte: Governo CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *