Polícia Militar resgata cadela que fugiu após se assustar com fogos de artifício na Capital


Uma equipe da Força Tática (FT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) localizou uma cadela, da raça dálmata, que estava desaparecida. O animal havia fugido de uma residência, nesse sábado (26), após se assustar com fogos de artifício durante o período natalino. Ela foi localizada no bairro Barroso, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, nesta segunda-feira (28).

De acordo com os policiais militares do 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM), tudo começou após os PMs tomarem conhecimento acerca de uma cachorrinha que estava desaparecida há dois dias. “Duda”, como é conhecida a cadela, teria fugido de uma casa localizada no bairro Passaré, após se assustar com fogos de artifício. Em posse das informações acerca do animal, os policiais militares localizaram a cachorrinha na Avenida Juscelino Kubistcheck.

Para o presidente do Conselho Regional Medicina Veterinária, Daniel Viana, nesse período de festividades, os animais ficam mais incomodados e podem desenvolver comportamentos de medo ou fuga. Ele destacou que “a audição canina é muito mais aguçada que a nossa. Um cão pode ouvir o mesmo som que nós humanos, porém mais alto, e a uma distância quatro vezes maior. Dessa forma, os animais se tornam muito mais sensíveis e precisam de atenção redobrada em períodos festivos”.

O veterinário também ressaltou a importância de preparar o ambiente para possíveis eventualidades com fogos de artifício. “É importante deixar o animal em um local calmo com um bom isolamento acústico e acompanhado. Essa é a maneira mais fácil de lidar com a situação. Além disso, nenhuma medicação como calmante deve ser dado sem prescrição de um médico veterinário, pois pode ocorrer complicações graves”, frisou ele.

Fonte: Governo CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *