Fiocruz disponibilizará vacinas contra Covid-19 a partir de fevereiro


Em audiência da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, organizada pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (22), a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, informou que as vacinas produzidas pela fundação começarão a ser entregues em fevereiro. A previsão é de 1 milhão de doses para primeira remessa, com fabricação entre os dias 08 e 12 do mês referido. Posteriormente, a produção será escalonada para que a partir de 22 de fevereiro o Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, receba 700 mil doses diárias da vacina contra a Covid-19.

Na ocasião, Nísia confirmou que os ingredientes farmacêuticos para o início da produção serão recebidos em janeiro, com base no acordo de transferência de tecnologia que credenciou a Fiocruz para o desenvolvimento da vacina originalmente criada pela Universidade de Oxford e licenciada pela AstraZeneca. Mesmo com o reconhecimento internacional da eficácia do produto para o uso em outros países, essa tecnologia precisará passar pela certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de estar disponível definitivamente para vacinação da população brasileira.

O plano operacional do Governo Federal prevê a adesão de outras vacinas, tais como: Consórcio Covax Facility, Pfizer, Instituto Butantâ, Bharat Biotech, Moderna e Janssen. No processo de vacinação da população a Fiocruz também desempenhará a função de auxiliar no controle de qualidade de todas as vacinas, além de apoiar na formação e treinamento dos profissionais que irão trabalhar no Programa Nacional de Imunização.

Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: Dado Ruvic/Reuters
Editor chefe: Sandro de Moura
Fonte: Agência FNI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *