Vacina Oxford-AstraZeneca é aprovada no Reino Unido e pode acelerar o processo de regularização na Anvisa para o programa de imunização brasileiro


Na quarta-feira a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e patenteada pela AstraZeneca foi aprovada pela agência reguladora do Reino unido. Esse não é apenas um resultado positivo para os britânicos, mas também para os brasileiros que aguardam a aprovação dessa mesma vacina que está sendo produzida pela Fiocruz e que passa pelo processo de regularização na Anvisa.

O projeto assumido pela Fiocruz é a principal aposta do Governo Federal para o programa de vacinação no Brasil, com a previsão de liberação de mais de 100 milhões de doses da vacina até o final do primeiro semestre de 2021 – totalizando cerca de 210 milhões de doses durante todo o ano.

Vale ressaltar que o imunizante da Oxford-AstraZeneca apresenta uma vantagem sobre as outras vacinas em decorrência da temperatura necessária para sua conservação que corresponde a uma geladeira comum (de 2ºC a 8ºC) – facilitando o seu uso na estrutura construída para o Programa Nacional de Imunização do Sistema único de Saúde brasileiro.

Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: reprodução Twitter /Boris Johnson
Editor chefe: Sandro de Moura
Fonte: Agência FNI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *