Dragão do Mar exibe apresentações de Matu Miranda e Lorena Nunes neste final de semana


Espetáculos gravados no Teatro Dragão do Mar, em dezembro, ficarão disponíveis por apenas 24 horas. Apresentações encerram programação do programa Conecta SET no Dragão do Mar.

Seguindo a retomada gradual e responsável de suas atividades, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizou em dezembro duas novas apresentações presenciais gratuitas. Com público reduzido e protocolos sanitários reforçados para enfrentamento ao novo coronavírus, Matu Miranda apresentou, no dia 4, o show “Vento em Nós” e Lorena Nunes trouxe, no dia 6, “Canto que é Reza”, seu mais recente trabalho. As apresentações foram registradas e agora serão exibidas no canal do Centro Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), mas ficarão disponíveis por apenas 24 horas. “Vento em Nós” poderá ser conferido neste sábado, 9 de dezembro, às 19h, e “Canto que é Reza” no domingo, 10 de dezembro, no mesmo horário.

As apresentações encerram o ciclo de programação do Conecta SET, programa realizado em parceria com a Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, que desde novembro tem realizado ações formativas e apresentações artísticas presenciais e virtuais.

“Vento em Nós”Matu Miranda

Ao lado dos irmãos Giuliano Eriston e Vinicius Matos, o cantor Matu Miranda apresenta um repertório de interpretações e composições autorais que falam da força invisível da natureza, do litoral, do mar e os oceanos, da viagem e do regresso. Dentro do movimento das estações e das mudanças de clima o show transita por diferentes paisagens, explorando a multi-instrumentalidade dos irmãos Matos, ora tocando baixo, clarinete, flauta, violão, percussão e cavaquinho. Manifesta a poesia presente nos encontros que sempre trazem à tona o encanto com as coisas que acontecem na vida, tanto em um olhar sincrônico sobre o cotidiano quanto em um diacrônico sobre a cadeia de acontecimentos da experiência humana.

“Canto que é Reza”Lorena Nunes

Ampliando os passos que vem dando desde a criação e o lançamento de seu terceiro disco “La Mar”, Lorena Nunes conecta mais uma vez seu fazer artístico com seu processo de cura e ancora sua força musical neste novo projeto, em consonância com seus pilares, nas águas, a música enquanto cura e a conexão com o sagrado. “Canto que é Reza” exalta sua ancestralidade afrobrasileira e suas referências sagradas, encontrando as mesmas raízes com as pessoas que  responderam à pergunta de Lorena “Que música pra ti é uma oração?”.

O repertório conta com diversas canções sugeridas, como “Cordeiro de Nanã”, composta pelos Tincoãs, “Oração ao tempo” de Caetano Veloso, “Muito obrigada Axé” de Carlinhos Brown, “Andar com fé” de Gilberto Gil, dentre outras consagradas pelo grande público como músicas-orações. Outras três de seu repertório autoral também estão, como “Águas de Mamãe Oxum”, de David Ávila, que tocou na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na entrada das delegações, “Flor no Mar”, composição de Lorena premiada com o 2o lugar na 2a edição do Festival de Música de Fortaleza, em 2019, e “Calma”, grande pedida na enquete da cantora em sua rede social. Calma é uma composição de Mateus Fazeno Rock gravada por Lorena Nunes em seu álbum La Mar e lançada em setembro deste ano.

Em “Canto Que é Reza”, Lorena opta pela formação simples e potente de violão e percussão, que vem explorando desde seu álbum La Mar. Neste show, acompanham a cantora o músico Netinho de Sá e a musicista Luana Caiube. A direção artística de cenário e figurino é assinada por Zé Filho e a maquiagem é de Netinho Nogueira.

Sobre o Conecta SET

O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura – Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

Veja também:

Conecta SET / Apresentações Virtuais

Dia 07 – Dança – Corporificar – Rafaela Lima (já disponível no YouTube) Dia 08 – Circo – A arte de não fazer nada – Neto Holanda, Coletivo ParaleloFestival Varilux de Cinema Francês

Até 13 de janeiroConfira a programação

Serviço: Conecta SET exibe espetáculos gravados “Vento em Nós”, de Matu Miranda, e “Canto que é Reza”, de Lorena Nunes

Matu Miranda – Vento em Nós

Dia: 09 de janeiro (sábado)

Horário: 19h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Classificação: Livre

Disponível por 24 horas

Lorena Nunes – Canto que é Reza

Dia: 10 de janeiro (domingo)

Horário: 19h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Classificação: Livre

Disponível por 24 horas

Fonte: Governo CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *