Prefeitura do Rio recebe 10 mil testes rápidos para Covid-19 doados pelo movimento de empresários União Rio


No domingo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, visitou o Centro de Distribuição e Logística da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanhado do secretário Daniel Soranz, que é o titular da pasta. A ocasião foi marcada pelo recebimento de 10 mil testes rápidos de antígeno para Covid-19 viabilizados pelo grupo de empresários União Rio – movimento que atua na cidade desde o começo da pandemia.

Segundo a SMS, em breve esse material estará disponível nas Clínicas da Família para complementar o plano municipal de combate a Covid-19, que tem como meta a ampliação gradual de testagem para garantir a realização de 450 mil exames.

Conforme uma postagem no Twitter oficial da prefeitura, o exame antígeno colabora com a proposta inicial anunciada pelo governo de Paes de testar 1000 cariocas diariamente, em consequência do resultado apresentado em 15 minutos sem a necessidade de laboratório. O que em tese permitiria rastrear e limitar o contágio com agilidade e precisão.

No entanto, usuários da rede social questionaram a eficácia do teste rápido para contenção do vírus, sugerindo o investimento em testes PCR (exame do material coletado do nariz e garganta) e Elisa (exame laboratorial de sangue). Em resposta, a prefeitura reafirmou a vantagem de o teste antígeno ser mais rápido e barato, sem descartar a possibilidade de adotar os outros exames como estratégia complementar.

A prefeitura ainda informou que a ampliação do número de exames será complementada com a compra de testes e através da parceria com o governo do Estado.

Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: Prefeitura Rio
Editor chefe: Sandro de Moura
Fonte: FNI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *