Estudo realizado no Piauí aponta que idade é um dos fatores agravantes para vítimas da Covid-19


Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) apontou que, na região piauiense, as principais vítimas da Covid-19 são idosos com idade acima de 61 anos. O estudo conduzido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância (Cievs) analisou o período entre os meses de março e setembro de 2020, quando o estado registou 2.127óbitos em consequência da doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, a biomédica Ester Miranda, os dados apurados indicam que a idade é um dos principais fatores de risco ao estratificar os óbitos acumulados por faixa etária. Com base nesse método, observa-se que 48% (1.015) das mortes registradas pela Covid-19 foram de pessoas com idade entre 61 e 80 anos e que 29% (620) foram de idosos acima de 80 anos de idade.

No entanto, a idade não é um fator isolado ao considerar que, segundo a pesquisa, 87% dos óbitos acumulados possuíam algum tipo de cormobidade – como hipertensão arterial ou diabetes -, com um número maior de mortes entre os homens.

Também foi feito o mapeamento dos casos estudados que identificou Teresina e Parnaíba como as cidades que concentraram mais da metade dos óbitos ocorridos no estado. O estudo ainda aponta que os casos mais graves de Covid-19 estão nas faixas etárias de 40 a 77 anos, enquanto os casos mais brandos da doença atingem pessoas de 37 a 63 anos idade.

Como destaca Ester Miranda, esse levantamento é importante para referenciar a operacionalização da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí. “Estamos na fase de preparação para a vacinação e com esse estudo podemos traçar as estratégias para o nosso plano e, assim, conseguir atender a população mais vitimada pela doença”, ressalta a biomédica.

Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: Previva
Editor chefe: Sandro de Moura
Fonte: Agência FNI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *