Deputado Marcel Van Hattem lança candidatura à presidência da Câmara


O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) lançou, nesta quinta-feira (14), sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. A eleição para definir o comando da Casa no biênio 2021/2022 ocorrerá no começo de fevereiro. Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.

Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Lançamento Oficial da Candidatura do Deputado Marcel van Hattem a Presidência da Câmara
Marcel Van Hattem, do partido Novo

Além das reformas econômicas, Van Hattem afirmou que entre suas principais pautas estão o projeto que autoriza a prisão após decisão de segunda instância e o texto que acaba com o foro privilegiado.

“Temos a convicção que o Brasil merece mais. É por isso que nós estamos decididos a enfrentar esse grande, enorme, honroso desafio de uma candidatura à presidência numa eleição onde o que mais conta é a convicção de cada um dos parlamentares”, disse o deputado.

De acordo com o Van Hattem, sua candidatura representa uma terceira via na disputa pelo comando da Casa. Para ele, há espaço entre as bancadas para ganhar votos entre os parlamentares. Ele ressaltou que o partido está empenhado em construir pontes e melhorar a reputação da Câmara junto à sociedade. “Viemos para mudar a política e não para sermos mudarmos por ela”, defendeu.

O líder do Novo, deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), afirmou que o partido elaborou um manifesto com cinco pontos: a reforma do regimento interno da Câmara; uma reforma administrativa da Casa; as reformas econômicas chamadas de estruturantes (como a tributária e administrativa); a organização dos trabalhos na Câmara; e a independência do Parlamento. Ganime destacou que houve boa receptividade entre os deputados em relação ao documento e disse esperar conseguir mais apoios até a data da eleição.

Perfil
Marcel Van Hattem está em seu primeiro mandato como deputado federal. Já foi vereador e deputado estadual. Van Hattem integrou a comissão de Fiscalização Financeira e Controle e a CPI que investigou práticas ilícitas no BNDES. Em 2019, foi candidato à presidência da Câmara.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Ana Chalub

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *