Professores do Pré-Enem Seduc trabalharam temática da redação do Enem 2020 em sala de aula


O tema do Enem 2020, “As doenças mentais na sociedade brasileira”, não foi surpresa para os estudantes piauienses que foram acompanhados pela equipe de professores do Pré-Enem Seduc. Da mesma forma para os alunos que acompanham as revisões do Pré-Enem Live pela TV Antares, pela plataforma do Canal Educação no YouTube e pelas redes sociais da Seduc Piauí, assim como para quem interagiu nos grupos por meio de diferentes ferramentas, sendo a plataforma de mensagens WhatsApp o principal canal de comunicação.

Ao longo da preparação, o tema escolhido para o exame foi trabalhado no grupo de WhatsApp “Sala Virtual” e no grupo específico para trabalhar a redação, como explica a coordenadora Hildalene Pinheiro. “Foi um tema razoavelmente fácil para os nossos alunos lidarem, principalmente para os estudantes dos grupos Salas de Aula. Os grupos foram formados no mês de junho pela equipe de professores para concentrar os nossos alunos e prover os conhecimentos adequados. A equipe do Pré-Enem manteve um grupo voltado exclusivamente para redação, com o apoio do professor Francisco Rufino e, no dia 16 de dezembro, a nossa monitora Carine Albuquerque foi muito enfática sobre o assunto problemas mentais, estigmas e discriminação no Brasil”, disse a professora.

Entre os conteúdos abordados na live, em dezembro, pela monitora, foi pontuado o tema da redação do Enem 2020, “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Em um trecho do conteúdo compartilhado com os estudantes, Carine Albuquerque, que é da Bahia e aluna das salas de aula on-line do Pré-Enem Seduc, destaca possíveis finalizações para redação “(…) Como também ajudar com o objetivo de prevenir possíveis problemas mentais de alunos que sofrem com esse tipo de discriminação no dia a dia. Com efeito, finalmente será proporcionado aos cidadãos brasileiros o direito pleno à saúde”. Essas palavras foram ditas nos grupos virtuais de redação e nas lives do Pré-Enem Seduc.

Os grupos da Sala de Aula On-line são coordenados por representantes das equipes Pré-Enem Seduc: professores, monitores, pessoas de conhecimento de áreas específicas que interagem com alunos da rede estadual e com estudantes de todo o Brasil. Foram disponibilizados nos grupos, os materiais semanais elaborados pela equipe e distribuídos de maneira digital para que os estudantes acompanhem as lives, material extra e o compartilhamento de livros.

Acompanhada pelo professor de redação Francisco Rufino, a equipe elencou como tema para os estudantes discutirem a saúde mental na aula, ainda  em abril, e na revisão realizada no dia 20 de dezembro durante a live do Pré-Enem Seduc.

“A equipe está feliz pois o tema contempla boa parcela da população e nós conseguimos trabalhar com os alunos que poderiam se associar a muitos filmes, livros e outras mídias que abordamos. Ao longo das revisões, discutimos temas como o isolamento, empatia e a saúde mental”, afirmou Rufino.

Em 2020, as aulas com conteúdo preparatório para o Enem foram exclusivamente on-line, obedecendo às recomendações de isolamento social devido à pandemia da Covid-19. As revisões foram realizadas semanalmente via mediação tecnológica, transmitidas pela TV Antares, Facebook e YouTube do Canal Educação. Foram 32 edições com mais de 30 professores, entre Pré-Enem Seduc/Canal Educação, que formaram a equipe que ministrou aulas de todas as disciplinas.

Fonte: Governo PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *