Governadores do nordeste atendem pedido de ajuda do Estado do Amazonas e disponibilizam leitos para pacientes amazonenses


Gestores da região nordeste atenderam a solicitação do Estado do Amazonas para que outras unidades federativas acolham seus pacientes infectados com Covid-19, mediante ao colaps do sistema de saúde que afetou o abastecimento de oxigênio dos hospitais, principalmente no município de Manaus. Situação desesperadora que levou Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, a pedir ajuda para evitar que pacientes amazonenses morram asfixiados em seus leitos.

Por meio da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra acolheu 12 pacientes através de uma parceria que envolveu o Ministério da Saúde e as Forças Armadas. Recebidos durante a madrugada de segunda-feira (18), 10 pacientes foram encaminhados para o Hospital Universitário Onofre Lopes, enquanto os outros dois foram internados nos leitos vagos do Hospital Giselda Trigueiro – ambas as unidades de saúde localizadas em Natal.

O Estado paraibano também se prontificou a atender esse apelo humanitário, acolhendo 15 pacientes que foram encaminhados para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, na cidade de João Pessoa. O Governador João Azevedo destacou que a maior missão não é receber esses pacientes e, sim, devolvê-los com vida ao partilhar a estrutura que a Paraíba dispõe.

A recepção de pacientes de outros estados exige cuidados específicos para mitigar a possibilidade de circulação de uma nova variação da Covid-19, como já identificada no Amazonas. Mas diante da gravidade da situação é necessário correr o risco e colocar todos os recursos existentes em prol da vida – assumindo a responsabilidade de fazer o sequenciamento genético desses pacientes para eliminar essa possibilidade, como anunciado pelo Governo do Rio Grande do Norte.

Cleber Araujo – jornalista/RJ
Foto: divulgação governo do Rio Grande do Norte
Editor chefe: Sandro de Moura
Fonte: Agência FNI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *