No Hemoce, cerca de 90 profissionais recebem primeira dose da vacina


No quarto dia de vacinação contra a Covid-19 no Ceará, cerca de 90 profissionais da linha de frente são imunizados no Hemoce

Uma ampola de 0,5 ml traz conforto para quem tem atravessado dias difíceis. A vacinação contra a Covid-19 começou no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nesta quinta-feira (21). É o quarto dia de imunização no Estado. A aplicação do imunizante teve início por volta das 10h, priorizando os profissionais do laboratório de análises do coronavírus. Ao todo, 88 pessoas receberam a vacina nesta fase inicial.

“A vacina é esperança que, em breve, vamos voltar a normalidade”, afirma a farmacêutica Veridiana Miyajima, de 46 anos. Ela esteve na linha de frente coordenando e supervisionando o laboratório de Covid-19 do Hemoce desde o início da pandemia. Ela foi primeira a receber a dose da Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, na unidade. “Estou muito feliz e grata, mas esse momento foi também de reflexão. Fiquei me perguntando: quantas vidas foram perdidas porque não tiveram essa oportunidade? Posso dizer que sou uma privilegiada por ter sobrevivido e mais ainda por receber a vacina. É, sem dúvida, emocionante e gratificante”, comemora.

A biotecnologista Maisa Pinheiro comemora aplicação da primeira dose do imunizante

Emoção e sentimento de vitória foi o que descreveu a biotecnologista Maisa Pinheiro após receber a primeira dose do imunizante. “Comecei aqui como voluntária. Desde o princípio estive participando do processo de construção do laboratório de Covid-19. Montamos protocolo, organização do setor, tudo começando do zero e, hoje, presenciar esse avanço da ciência, da inovação, da biotecnologia, me enche de satisfação e gratidão”.

O frasco contém o próprio vírus inativado, estratégia mais comum usada para imunizantes. Para a aplicação, o Hemoce recebeu uma equipe de quatro enfermeiras de imunização da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), responsável pela vacinação na Capital.

Ao longo do dia, 88 funcionários foram vacinados. O grupo prioritário recebeu a primeira dose e, após 28 dias, receberá a segunda. O farmacêutico Sivoney Sena já está contando os dias. “Não vejo a hora de concluir o ciclo e ter a garantia da imunização completa. Depois de dez meses no enfrentamento à doença, período que a gente esteve no olho do furação, ver essa vacina chegar é sentir que estamos vencendo”.

Desde março de 2020, o Hemoce desenvolveu, em parceria com a Fundação FioCruz, o Laboratório de Covid-19. A unidade é parte do Laboratório de Biologia Molecular da unidade e atua em uma área reservada e exclusiva para análises de testes PCR de pacientes atendidos nos hospitais da rede estadual de saúde.

O material é coletado a partir de secreções das vias respiratórias (nariz e garganta) e enviado ao Laboratório de Biologia Molecular. Nos dez meses de atuação, o Hemoce já analisou mais de 30 mil amostras para o coronavírus.

Imunização em mais unidades estaduais

No Hospital Geral de Fortaleza (HGF), a equipe da Sala de Vacina da unidade assumiu a aplicação do imunizante na manhã desta quinta-feira (21). As mil doses recebidas estão sendo aplicadas durante todo o dia, atendendo uma lista prioritária de profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19.

“Estamos gratas e emocionadas em estar fazendo parte dessa história e contribuindo com o HGF”, compartilha Gilda Albuquerque, enfermeira da Sala de Vacina do HGF e uma das responsáveis pela aplicação do imunizante nos profissionais. A equipe se reveza durante todo o dia no espaço montado em frente ao auditório principal da unidade.

Daniele Barbosa, enfermeira da Emergência do HGF, registra o momento de sua vacinação

Enfermeira da Emergência do HGF, Daniele Barbosa fez selfie na hora de tomar a vacina e não escondeu a emoção. “Já vimos muita coisa triste, então é um alívio grande saber que agora vamos poder trabalhar com mais proteção”, conta.

No Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV), a técnica de enfermagem do do setor de imagem da unidade Vitória Rocha, de 20 anos, falou da emoção de já ter sido imunizada contra a Covid-19 nesta quinta. “É um momento de grande esperança, esperança de que dias melhores estão por vir. Comecei na UTI e vi de perto o sofrimento de muitas pessoas. Hoje, esse sofrimento está sendo amenizado com a chegada da vacina, por trazer junto a esperança da cura”.

Interior

Os profissionais dos setores de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Clínica Covid-19 e das emergências do Hospital Regional Norte (HRN), equipamento vinculado à Sesa, receberam na própria unidade hospitalar as primeiras doses da vacina CoronaVac. A vacinação dos colaboradores do hospital já havia começado por agendamento no Hospital de Campanha Dr. Alves.

Referência na Região Norte do Estado para o tratamento de casos graves da Covid-19, o HRN imunizou nesta quinta-feira 300 colaboradores.
A primeira vacinada na unidade foi a coordenadora médica da emergência pediátrica Stella Monteiro. “Estou muito satisfeita de ter chegado a vacina para nós, profissionais da linha de frente da Covid-19. Minha sensação é de dever cumprido por ter chegado até aqui cuidando da população”.

A técnica de enfermagem da emergência Pediátrica Letícia Rodrigues, de 48 anos, também foi uma das primeiras profissionais da linha de frente a receber a vacinação nesta quinta. “É uma alegria muito grande porque esperávamos muito. É um dia de felicidade para todos”.

Vacinadas na manhã desta quinta (21), as supervisoras de emergência Adulto Giselle Sanford e Giovanna Randal aplicaram o imunizante em outros profissionais do HRN ao longo do dia

As supervisoras da emergência Adulto do HRN Giselle Sanford e Giovanna Randal foram imunizadas na manhã desta quinta e, ao longo do dia, vacinaram outros profissionais da unidade. “É um marco na nossa vida pessoal e profissional, e vem sendo um desafio porque a pandemia ainda não acabou. Hoje, nós fomos imunizadas e estamos colaborando com a imunização dos nossos colegas”, conta Giovanna. “Este é um dia muito aguardado por todos porque nos traz uma esperança maior de trabalhar com Covid-19 estando imunizados. Contraí o vírus, passei 13 dias internada e, para mim, é um retorno para todos os profissionais que estão nos bastidores lutando para que a vacina chegasse para todos”, completa Giselle.

Fonte: Governo CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *