Praias de Fortaleza apresentam 19 trechos próprios para banho


O novo boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza apresenta 19 trechos próprios para banho, segundo a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Toda semana, 32 pontos são monitorados pela Gerência de Análise e Monitoramento da autarquia. As análises seguem o padrão exigido pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Trecho com mais pontos adequados para a recreação primária, Leste tem 10 postos próprios. Os postos impróprios estão localizados entre os dos Bombeiros 02 e 03, além do posto 11, onde fica o Farol.

Já no trecho Centro, seis pontos estão próprios: eles vão do espigão da Av. Desembargador Moreira, passando pela Volta da Jurema, Inace, até o Aquário, respectivamente. Os postos 12 ao 15, entre a Praia dos Botes, Farol, Volta da Jurema até a foz do Riacho Maceió, estão impróprios.

Oeste vem em terceiro lugar no ranking de balneabilidade adequada: o trecho mostra três postos próprios, entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó, Rua das Goiabeiras até a Rua Lagoa do Abaeté, entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras, de acordo com o boletim da superintendência. A praia da Barra do Ceará, um dos pontos mais procurados dessa região para recreações, está imprópria.

Semace alerta

Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.

A Semace recomenda que, antes de qualquer recreação ao mar, banhistas confiram o boletim de balneabilidade disponível no site da autarquia ou através do aplicativo Semace Mobile.

Confira o documento completo aqui.

Fonte: Governo CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *