Testagem para Covid-19 em grande escala é iniciada em Sergipe nesta terça; confira calendário das ações


A testagem é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com especialistas da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Começou, nesta terça-feira (15), a testagem para detecção do novo coronavírus em 10 municípios sergipanos. A previsão da primeira etapa é fazer 20 mil testes. Neste primeiro dia, a ação ocorre em no estádio do Sesi, em Tobias Barreto.

MAPA: casos e mortes pela Covid-19 nos municípios sergipanos

A testagem é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com especialistas da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Os outros municípios que receberão a ação são: Simão Dias, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, São Cristovão, Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Estância [veja o cronograma completo abaixo].

Como funciona o teste

Os testes conseguem identificar a fase ativa da infecção, semelhante ao que acontece com o RT-PCR para o vírus SARS-CoV-2. A principal diferença é o tempo para obtenção do resultado. “O resultado sai em menos de 30 minutos. Esse teste avalia a presença do antígeno, então, conseguiremos verificar qual a proporção daquela população é positiva para a Covid-19 e de imediato efetuar o isolamento”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes.

A logística de testagem ocorre com a ida dos profissionais da UFS aos municípios, em datas pactuadas com os gestores. As pessoas com o vírus ativo serão atendidas por médicos dos respectivos municípios durante a ação, além de monitoramento posterior.

Calendário de testagem

15 de junho – Tobias Barreto
17 de junho – Simão Dias
18 de junho – Itabaiana
21 de junho – Nossa Senhora do Socorro
22 de junho – Barra dos Coqueiros
23 de junho – Laranjeiras
28 de junho – São Cristóvão
30 de junho – Nossa Senhora da Glória
1º de julho – Lagarto
5 de julho – Estância

Fonte: G1 Sergipe
Foto: Divulgação/UFS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *