Especialista defende novas medidas de educação ambiental para prevenir ataques de tubarão no Grande Recife


Dois incidentes com o animal foram registrados no mesmo local em 15 dias, um deles resultou na morte da vítima. Engenheiro de pesca acredita que só as placas de indicação de locais de risco não são o bastante.

Novas medidas de prevenção aos ataques de tubarão nas praias do litoral pernambucano são defendidas por especialistas. Em 15 dias, houve dois casos na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, sendo o mais recente no domingo (25), quando um homem de 32 anos foi mordido na perna e nas nádegas.

Segundo o engenheiro de pesca Jonas Rodrigues, que é especialista em incidentes com tubarão, as placas de orientação são importantes, mas já passaram a compor o cenário das praias e não captam a atenção dos banhistas.

“As placas contendo informações para que os banhistas possam evitar se colocar em situação de risco passaram a fazer parte do visual da praia e as pessoas acabam não prestando atenção. Para retomar os cuidados, é importante que sejam desenvolvidas novamente ações de educação ambiental”, afirmou.

“Um dos exemplos do que pode ser utilizado é sinalizar as praias com bandeirolas em várias cores. Determinados locais teriam bandeiras verdes, amarelas ou vermelhas, respeitando a graduação do risco que cada ponto pode ofertar para o ser humano”, declarou o especialista.

Jonas Rodrigues também ressaltou que a área da praia de Piedade na qual os dois últimos ataques aconteceram é historicamente a com mais registros do estado. Dos 68 ataques contabilizados pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) desde 1992, data do início da coleta de dados, 14 aconteceram no local, já contando com o de domingo (25).

“É sim uma das áreas mais perigosas para a ocorrência de incidentes com tubarões, por isso sugerimos que a praia seja melhor sinalizada. Que existam planos e ações para minimizar a entrada dos banhistas nesses pontos mais críticos, como por exemplo a instalação de banheiros e chuveiros também para que a população possa desfrutar das faixas de areia”, defendeu o especialista.

Na Região Metropolitana, alguns locais têm a prática do surfe e de outras atividades náuticas proibidas, justamente por serem áreas de maior risco. A proibição vai da praia Del Chifre, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, incluindo todas as praias do Recife e de Jaboatão.

Na tarde desta segunda-feira (26), uma reunião está programada para acontecer na Secretaria de Defesa Social, com a presença de representantes do Cemit, para que sejam discutidas medidas de maior efetividade na prevenção de ataques de tubarão.

Casos recentes em Piedade

O incidente mais recente aconteceu em frente à Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Everton dos Reis Guimarães, 32 anos, teve ferimentos na parte posterior da coxa esquerda e nas nádegas.

Ele foi encaminhado ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central da capital, e passou por cirurgia. De acordo com a unidade, ele estava consciente e com quadro de saúde estável na manhã desta segunda-feira (26), com previsão de ser transferido para a enfermaria.

No dia 10 de julho, o auxiliar de serviços gerais Marcelo Rocha Santos, de 51 anos, morreu no mesmo local após ter uma mão arrancada e um ferimento profundo na coxa causado. Ele foi encaminhado para o hospital, mas chegou já sem vida na unidade de saúde.

Fonte: G1 Pernambuco
Foto: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *