Em quatro dias, Ceará recebeu volume de chuva esperado para o mês todo

Houve chuvas fortes em 70 das 184 cidades do Ceará nos primeiros dias do ano.


Nos quatro primeiros dias de 2022, o Ceará já recebeu um volume de chuva esperado para todo o mês de janeiro, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O Ceará deve seguir com condições favoráveis às chuvas até, pelo menos, quinta-feira (6).

Para quarta-feira, a Funceme indica que as precipitações podem acontecer nas áreas central, sul e oeste do estado ao longo do dia. Enquanto na faixa litorânea, as chuvas deverão se concentrar entre a madrugada e manhã.

Para a próxima quinta, a expectativa, neste momento, é de redução nas condições, mas ainda com alta possibilidade de chuva.

Dezembro termina com chuvas acima da média

Dados parciais indicam que o mês de dezembro de 2021 terminou com chuvas acima da média. De acordo com a Funceme, o observado foi de 50,8 milímetros contra os 31,6 mm da normal climatológica, representando um desvio positivo de 60,6%.

Durante o período, o Cariri foi a macrorregião que mais se destacou, já que apresentou a maior acumulado entre as demais. Lá, onde costuma chover mais em dezembro, apresentou 141,9 mm. A média mensal, segundo a Funceme, é de 66,1 milímetros.

Além da região localizada no sul do Estado, Maciço de Baturité e Ibiapaba apresentaram precipitações acima da média, com observados de 56,1 e 55 mm, respectivamente.

As chuvas de dezembro, que marca o primeiro mês da pré-estação, se deram, principalmente em decorrência de áreas de instabilidade e ainda da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mesmo sistema que levou precipitações torrenciais para o sul da Bahia.

As precipitações acima da média em dezembro do último ano não têm interferência na qualidade das chuvas esperadas para a quadra chuvosa, que começa em fevereiro, pois os sistemas que atuam agora costumam ser diferentes.

No principal período de precipitações no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o sistema meteorológico responsável pelas precipitações.

Fonte: G1 CE
Foto: José Leomar/SVM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *