Mutirão retira mais de meia tonelada de lixo das praias de Porto de Pedras, litoral Norte de Alagoas

Centenas de copos descartáveis e outros materiais já em estado de degradação podem ter sido levados pelas correntes marinhas, segundo Prefeitura.

Um mutirão de limpeza recolheu, nesta sexta-feira (29), quase meia tonelada de lixo das praias de Porto de Pedras, litoral Norte de Alagoas. Um dia antes, a faixa de areia amanheceu com centenas de embalagens plásticas, principalmente copos descartáveis, além de outros materiais em decomposição.

A Prefeitura acredita que o lixo tenha sido levado por correntes marinhas.

O trecho mais atingido foi a Praia de Lajes, que fica em uma área conhecida como “boca de barra”, por onde passam todas as correntes de maré , trazendo dos oceanos para a praia todo o lixo marinho que é tragado por elas.

Pescadores e jangadeiros relataram a presença de correntes muito fortes na região nos últimos dias. Inclusive eles tiveram algumas redes de pesca destruídas por causa da força da água.

“Não existe a possibilidade dessa quantidade de copos saírem do continente. Todos estão na linha de maré, numa prova que o material veio sim, do oceano. Resta aos órgãos ambientais que atuam na Costa dos Corais tentar identificar a origem”, disse a secretaria municipal de Meio Ambiente Flávia Rego.

Fonte: G1 AL
Foto: Ascom AMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *